quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Orgulho e Preconceito



      Romance escrito pela escritora britânica Jane Austen. Foi originalmente denominado Primeiras Impressões (First Impressions), porém ao fazer a revisão dos escritos, Jane intitulou a obra e a publicou como Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice). Sendo então publicado em 1813. A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. 



"A novidade que  Netherfield Park foi alugado por um solteiro da alta sociedade, Mr. Bingley, modifica o cotidiano das jovens  Bennet, que se animam com o movimento que pode haver nas redondezas. A sr. Bennet cuja obsessão é encontrar maridos para suas filhas, vê o sr. Bingley como candidato potencial. O sr. e a sra. Bennet possuem cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Ao chegar à cidade, Mr. Bingley está companhado de suas 2 irmãos, seu cunhado e seu melhor amigo Mr. Darcy. Enquanto Bingley é bem recebido pela comunidade, Darcy mantém uma postura mais distante e desconfiada com relação às pessoas do campo, sendo então considerado um homem orgulhoso e preconceituoso por todos na cidade. 
O primeiro contato dos Bennet com sr. Bingley e seus companheiros, se dá em meio a um baile, onde quase que  imediatamente Bingley se encanta pela bela e doce Jane. Em contra partida, Mr. Darcy rejeita Elizabeth, considerando-a inferior e não suficiente para seu contentamento. Porém, ao longo do convívio quase imposto pelo destino, a sagacidade, bom-humor e espiritualidade de Elizabeth, conquista-o e ambos descobrem o melhor um sobre o outro." 

        Orgulho e Preconceito possuí uma narrativa envolvente, divertida e que em alguns momentos pelo linguajar rebuscado um pouco densa. Mas, que instiga o leitor e o transporta integralmente para o universo da trama. O interessante é que por mais que a Jane tenha dado mais enfase a Elizabeth e Darcy, os outros personagens não são apresentados de forma cálida e ensossa. Após a leitura do romance, quem não se encanta pelo engraçado, gentil e simpático Mr. Bingley ou a meiga Georgiana Darcy, e não passa a detestar a manipuladora, preconceituosa e grosseira Lady Catherine de Bourgh, entre outros, rs. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário